GLOBO PODE GANHAR MUITO DINHEIRO EM TRANSMISSÕES DE JOGOS DO FLAMENGO SEM PAGAR NADA AO CLUBE
Flamengo pode ter perda significativa de receita
Atualmente o Flamengo tem contrato vigente com a Globo para o brasileiro até 2023, vamos lembrar que em 2019 a rede de televisão transmitiu na TV aberta apenas 12 jogos do Flamengo no brasileirão, isso sem contar os jogos da Copa do Brasil, Libertadores e Mundial o que rendeu aos cofres do clube carioca cerca de R$ 11,48 milhões, a emissora em muitos momentos procurou atrair os torcedores para o seu Pay-per-view.
Há quem diga que com seu próprio canal o Flamengo pode ganhar mais que esse valor com as transmissões, mas para bater esse valor seria preciso no minimo de 5 patrocinadores que paguem 2,5 milhões. Encaixar os 5 anúncios em uma transmissão até dá, no inicio, durante e no fim. Mas transmissões na web tem esse apelo? O valor recebido foi por 12 jogos, se observamos a emissora pagou pouco menos que 1 milhão por jogo e isso na TV aberta, como fazer transmissões pela internet serem mais valiosas do que na TV?
Nesse contexto a proposta da MP assinada e publicada ontem (18), permite que a Globo simplesmente não feche com o Flamengo para 2024 e assine com no minimo 12 times da Séria A, garantindo com isso os mesmos 12 jogos ou nenhum jogo do Flamengo como visitante na TV, caso ela queira forçar o flamenguista á assinar seu Pay-per-view.
A Globo vai poder mostrar para seus anunciante que tem o jogos do clube de maior apelo do Brasil em sua grade, podendo assim barganhar os preços cobrados e de quebra fazer uma boa economia já que não vai pagar nada para o Rubro-Negro pelas transmissões.
Vamos só lembrar que as maiores audiências da Globo em 2019, foram em alguns jogos do Flamengo, outra coisa que conta a favor da emissora é que a Tv aberta ainda é a principal forma de entretenimento no Brasil, a emissora global sabe disso, e sempre faz ótima capitação de patrocínio para seus programas.
Ter que pagar menos para exibir eventos esportivos é o sonho perfeito para ela e qualquer outra rede televisiva, o jogo do Flamengo não precisar ter ele como mandante para ter audiência, basta ser o Flamengo em campo e pronto.
Pode acontecer da Globo preferir não exibir jogo algum que envolva o Flamengo, na Tv aberta, forçando assim o torcedor que queira ver os jogos do clube quando visitante também, ter que assinar o Pay-per-view para assistir o que certamente vai render muito dinheiro para o grupo Globo, sendo que a emissora vai ter apenas como despesa, o pagamento ao mandante do jogo, que em certos casos será um clube pequeno e que recebe pouco em relação aos grandes quando se fala em direitos de transmissão, e isso é outra coisa que fortalece mais ainda a emissora.
Em outras palavras se o flamengo vender os seus direitos de transmissão para alguma plataforma de Streaming, o torcedor vai ter que assinar essa plataforma e assinar com a Globo, isso se não quiser assistir apenas os jogos em que o Rubro-negro for mandante, o flamenguista vai ter dois gastos, o do Streaming parceiro e o do Premiere por exemplo, o que pode prejudica muito as receitas do clube se não houver o engajamento da torcida com seu parceiro, porque desses dois apenas um vai repassar dinheiro aos cofres do clube, enquanto o outro vai só enriquecer gratuitamente um grupo que já é bastante poderoso.
Claro que isso é apenas uma especulação, mas de negócios a Globo entende e isso pode acontecer.
Flamengo Tem o 4° maior canal de clubes do youtube no mundo
A FLA TV o canal oficial do flamengo no youtube é o 4° maior do mundo entre clubes de futebol, e as transmissões na Fla TV, contam sempre com audiência recorde, mas isso dentro da realidade das transmissões via plataforma, algo que ainda não é muito atraente para grandes patrocinadores, porque gostemos ou não, o alcance das transmissões na TV ainda é muito maior, sem contar a diferença de qualidade, exibindo melhor as marcas e para muito mais pessoas, vale lembrar dos 200 milhões que a Globo recebeu com cinco patrocinadores do BBB20, porque a TV aberta chega em mais pessoas que eventos na internet, essa ainda é a realidades no Brasil e talvez demore muitos anos para mudar.
O Flamengo vai aguentar esperar esses anos para tentar igualar à arrecadação da web com a da TV? Isso não sabemos, mas para o mercado o apelo no youtube ou em outra mídia que o clube tenham, perde feio se comparado com a TV aberta, apesar dos diversos anúncios que vemos nas redes sociais, os valores não superam os valores pagos à TV.
O que pesa a favor do Flamengo é a força da marca na web, o clube sempre está entre os lideres de interações nas redes sociais, isso no mundo, recentemente o Perfil oficial da Champions League com quase 60 milhões de seguidores, citou o rubro-negro em uma postagem, o Fla respondeu nos comentários, o que em pouco tempo levou mais de 300 mil curtidas na foto e mais de 5 mil comentários devido ao engajamento da torcida nas redes, e é verdade que isso traz atenção de grandes marcas do mundo para possível patrocínio ao clube, porem é precipitado dizer que esses possíveis anunciantes para os canais do clube nas mídias sociais serão suficientes para cobrirem as percas de receitas das transmissão que certamente irão acontecer.
A MP é boa para o Brasil, porque o monopólio da globo nas transmissões esportivas, incomoda toda a sociedade, essa falta de opções e ficar à mercê de uma empresa não é justo para o consumidor ou telespectador se você assim preferir chamar, mas quebrar por quebrar esse sistema, sem planejamento sólido é muito perigo para as finanças dos Clubes, principalmente para aquele que é o mais odiado do Brasil.
O Flamengo pode ficar isolado em um mercado que as grande empresas não sinalizam pagar menos para a TV aberta, isso pode ser muito ruim para os cofres do clube e para a marca.
Nesse caso das transmissões, ficar isolado pode ser bom ou ruim dependendo das estrategias traçadas pelos dirigentes, não sabemos os tipos de acertos que o clube já possa ter feito. No entanto, nos últimos dias vimos o grande engajamento do Presidente Landim para que essa MP fosse assinada.
Talvez existam sim, sinalizações de novas oportunidades no mercado que ainda não tenham sido expostas, vamos aguardar o que vai acontecer.
Tablet DL Mobi Tab 8GB 7” 3G Wi-Fi - Android 7 Nougat Proc. Quad Core Câmera Integrada Preto
de R$ 499,00
porR$ 295,36 à vista (5% Desc. já calculado.)
ou R$ 310,90 em 5x de R$ 62,18 sem juros
Comentários
Postar um comentário